Hospital 5 de Outubro realizou mais 219 mil atendimentos em 2018

O Hospital 5 de Outubro (HCO), Unidade gerida pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar em Canaã dos Carajás (PA), realizou em 2018, mais de 219 mil atendimentos, sendo 34.483 atendimentos ambulatoriais, 35.481 atendimentos de urgência e emergência, 147.305 exames, 1.201 internações e 705 cirurgias e partos.

A unidade dispõe de projetos que auxiliam em tratamentos e orientam usuários. Por meio do projeto “Amor de Mãe: cuidando da gestante e do bebê”, o HCO oferece atendimento diferenciado para a gestante. A iniciativa tem o objetivo de integrar a assistência multidisciplinar ao parto e aos atendimentos ambulatoriais e procedimentos, que antecedem e sucedem o nascimento da criança.

Fazem parte dessa ação, agendamentos de consultas de pré-natal, uma consulta com anestesiologista, curso para gestantes e visita à maternidade, para conhecer o ambiente e receber informações pertinentes ao período de internação.

Já o projeto “Especial Para Crianças”, que é voltado para atendimento ambulatorial multidisciplinar de crianças com diagnóstico de TDAH, autismo e síndrome de Down, oferta sessões de equoterapia aos pacientes, método terapêutico e educacional que utiliza cavalos dentro de uma abordagem multi e interdisciplinar. A iniciativa contribui para o desenvolvimento da coordenação motora das crianças e, ainda, complementa o atendimento clínico e outras ações de estímulo sensorial  já ofertados a esse público na unidade.

Durante a programação, as crianças são acompanhadas por psicóloga, fonoaudióloga e fisioterapeuta, que auxiliaram no reconhecimento do espaço, adaptação ao novo ambiente, apresentação das novas atividades e contato com o animal, como acariciar, alimentar e escovar.

Para o diretor hospitalar do HCO, Klebson Soares, esse modelo de assistência de qualidade e humanização devem sempre caminhar juntos, e que para 2019 a Unidade atuará com afincoem três vertentes. “Na primeira nós vamos buscar a Acreditação do Hospital e melhorar ainda mais os nossos processos, a segunda questão é a gestão financeira, permitir equilíbrio, melhorias nos indicadores e gerar possibilidades de mais investimentos no Hospital. E o terceiro pilar é relacionamento, buscar melhorar a comunicação com os colaboradores, clientes e sociedade, de modo que o Hospital possa ser uma referência na região”, disse.

Implantações na rotina de passagem de plantão do Hospital, também foram destaque 2018. Segundo a enfermeira do HCO, Fabiana Rocha, a nova rotina teve o intuito de fazer o usuário participar ativamente do seu cuidado e envolvê-lo no tratamento proposto pela equipe Assistencial da Unidade. “Com essa melhoria na rotina, o paciente sabe a data da sua previsão de alta e, caso ocorram mudanças no planejamento, o mesmo é informado. Ele sabe exatamente quem é o técnico em Enfermagem, enfermeiro e médico que vai cuidar dele. Isso acaba criando um vínculo e melhorando muito a qualidade da assistência”, explica a profissional.

Unidade
O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.
A unidade hospitalar possuí estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Cirurgia Geral,  Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Psicologia e Nutrição.

O Hospital 5 de Outubro possui 22 leitos, sendo seis apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A instituição dispõe, ainda, de um centro cirúrgico com três salas e dois leitos de recuperação pós-anestésicos, além de serviço de imunização, que segue um rigoroso procedimento para armazenamento e aplicação de vacinas, garantindo a confiabilidade dos produtos. São diversos tipos de vacinas, a exemplo das ocupacionais e as recomendadas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e viajantes.
A unidade atende convênios em seu Pronto-Socorro e no ambulatório, além de realizar atendimento particular. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (94) 3358-1211, das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira, e na sexta-feira, das 7h às 17h.

Todos os serviços ofertados na unidade estão detalhados no endereço www.hospitalcincodeoutubro.com.br. A página apresenta as especialidades médicas, exames e vacinas disponíveis na unidade, além de informar sobre os convênios aceitos pela instituição. Lá, os visitantes podem conhecer a história do hospital, os programas e projetos que são promovidos para a comunidade, acessar o portal de Carreiras da Pró-Saúde, além de fazer sugestões, elogios e registrar reclamações.

Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.