Hospital 5 de Outubro realiza programação sobre segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos

Entre os dias 21 e 25/1, o Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, realizará a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar. A ação visa alcançar o Desafio Global de Segurança do Paciente, lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março de 2017, que projeta reduzir pela metade os danos evitáveis associados a medicamentos, em um período de cinco anos.

Durante a semana, a Unidade receberá medicamentos vencidos para realizar o descarte adequado, será oferecido atendimento farmacêutico gratuito, exibição de vídeos no “CineFarma” e o “FoneFarma”, para realizar perguntas sobre a prescrição, uso e administração de medicamentos.

Para a farmacêutica do HCO, Geisi Marochio, o evento demonstra o papel dos profissionais na segurança do paciente e medicamentos. “Além dos cuidados de aquisição, armazenamento e dispensação, temos ainda o olhar clínico, contato direto com os pacientes, a fim de identificar possíveis problemas relacionados à medicamentos e intervir, e por este motivo garantir a segurança do paciente com o uso de medicamentos hoje é prioridade dos farmacêuticos do HCO”, afirmou.

Programação completa:
21/1/19
Horário: 7h30
Abertura: Desafio OMS Lançado em 2017 redução dos erros de medicação em 5 anos
Concurso de frases
Local: Auditório

21 a 24/1/19
A Unidade receberá medicamentos para serem descartados corretamente
Locais: farmácia satélite do PS, recepção de ambulatório e Unidade de Internação.

22/1/19
Atendimento farmacêutico gratuito.

23 e 24/1
Horário: 10h, 10h40, 16h e 16h40
“CineFarma”
Local: Auditório
“FoneFarma”
Acontecerá em horários distintos e em todos os plantões

25/1/2019
Horário: 15h
Encerramento
Local: Refeitório

Sobre o Hospital

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.

A unidade hospitalar possuí estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Psicologia e Nutrição.

O Hospital 5 de Outubro possui 22 leitos, sendo seis apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A unidade possui, também, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgias e quatro leitos de recuperação pós-anestésicos.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.