HCO monta postos coletas para recolher medicamentos vencidos durante Semana da Farmácia

Postos de arrecadação de medicamentos vencidos foram montados no ambulatório, pronto socorro e farmácia do Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, durante a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar da Unidade. Quase dois quilos de medicamentos foram recolhidos pela equipe de Farmácia da Unidade. O material será descartado de forma correta.
Na última semana, foram realizadas atividades com colaboradores e pacientes sobre o uso seguro, prescrição e administração de medicamentos.
A Semana da Farmácia tem como objetivo cumprir a meta do Desafio Global de Segurança do Paciente, lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março de 2017, que projeta reduzir pela metade os danos evitáveis associados a medicamentos, em um período de cinco anos.
Segundo a farmacêutica do HCO Grasiela Silva, o evento obteve resultados satisfatórios. “ Fizemos 104 atendimentos farmacêutico em consultório por dois dias no Pronto-Socorro e Ambulatório, além de 120 respostas à pesquisa sobre o serviço farmacêutico, o que só demonstrou com o resultado a importância do nosso serviço oferecido na instituição”, relatou a profissional.
Para a analista de Gestão de Pessoas Patrícia Dias, o profissional farmacêutico é de extrema importância no processo de segurança do paciente e no tratamento do mesmo. “E para aqueles que não trabalham na assistência é possível desenvolver noções de segurança ao ingerir alguma medicação e preocupação com o descarte e armazenamento correto dos medicamentos, compreendendo assim, que medicamento é coisa séria”, disse.
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.