Hospital 5 de Outubro realiza ações de incentivo a amamentação

Principal fonte de nutrientes para os recém-nascidos até os seis meses de idade, o leite materno é rico em proteínas, vitaminas, anticorpos, gorduras e água, e é essencial para o bom desenvolvimento da criança. Devido essa importância, o Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, promove diversas ações de para incentivar o aleitamento materno exclusivo.

Todas as quintas-feiras, as gestantes que aguardam na sala de espera para realizar o pré-natal recebem orientações de profissionais do HCO. A psicóloga Debora Lanôa e a fonoaudióloga Sidna Aguiar orientam quanto a posição e pega correta durante a amamentação e os benefícios para a mãe e o bebê. O aleitamento materno minimiza os riscos de diarreia, infecção respiratória, alergias, hipertensão, colesterol e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade e contribuir para maior desenvolvimento da inteligência do bebê. Já para a mãe, a amamentação contribui para redução de peso mais rápido no pós-parto, ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo risco de hemorragia, anemia e de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário, além de reduzir a chance de depressão pós-parto, entre outros.

A puérperas internadas no Hospital também recebem uma atenção especial: a visita da fonoaudióloga, que além de orientar, demonstra na prática o manejo, a pega e posições corretas para as mamães. Sidna ressalta que além das orientações de rotina, ela também aborda outros assuntos. “Explico os prejuízos e consequências do uso de bicos artificiais e mamadeiras, a importância da amamentação para o desenvolvimento orofacial do bebê e para a futura fala”, disse.

A prática de amamentar gera impactos positivos nos futuros relacionamentos interpessoais do bebê, melhora suas condições psicomotoras e proporciona diversos benefícios para a mãe. Como resultado, a sociedade passa a ter indivíduos mais fortes e saudáveis. O Hospital 5 de Outubro, possui uma comissão de aleitamento materno e aborda o tema amamentação no seu curso para gestantes.

**Sobre o Hospital**

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.

A unidade hospitalar possuí estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Psicologia e Nutrição.

O Hospital 5 de Outubro possui 22 leitos, sendo seis apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A unidade possui, também, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgias e quatro leitos de recuperação pós-anestésicos.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.500 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.