Orientação aos futuros pais é realizada pelo Hospital 5 de Outubro em roda de conversa

A chegada de um filho é um momento especial na vida de um casal. Por este motivo o Hospital 5 de Outubro (HCO) em Canaã dos Carajás (PA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, promoveu mais uma edição do seu curso para gestantes o “Amor de Mãe”, para orientar os futuros pais sobre o período gestacional e os primeiros cuidados com o recém-nascido, no dia 28/2.

O curso, oferecido de forma gratuita pelo Hospital, contou com diversos profissionais de saúde entre nutricionistas, psicólogas, fonoaudiólogas, pediatras, enfermeiros e obstetras que abordaram em uma roda de conversa assuntos sobre alimentação saudável na gestação e puerpério, mudanças físicas e psicológicas no período gestacional e parto, a importância no manejo correto para amamentação exclusiva e cuidados com o recém-nascido.

Segundo a gerente assistencial Renata Chiquetti, o formato do curso em roda de conversa serve para proporcionar melhor interação entre os participantes e os profissionais da Unidade. “A família fica mais à vontade para fazer perguntas, mães que já tiveram essa experiência podem compartilhar, deixando esse momento mais especial”, contou a profissional.

Grávida de seu primeiro filho, a farmacêutica Grasiela Silva relatou que após ouvir as orientações se sentiu mais segura e que as informações sobre a amamentação chamaram bastante a sua atenção. “Para mim, que sou marinheira de primeira viagem, o curso foi muito bom, o conhecimento foi ótimo e vai me ajudar a diminuir a ansiedade e encarar até o nono mês”, disse.

Além da roda de conversa, o Hospital ainda oferece as gestantes uma visita guiada ao centro cirúrgico, realiza o agendamento prévio de todas as consultas de pré-natal das usuárias e das consultas de acompanhamento pediátrico dos bebês até um ano de idade.

Sobre o Hospital 5 de Outubro

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.

A unidade hospitalar possuí estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Psicologia e Nutrição.

O Hospital 5 de Outubro possui 23 leitos, sendo sete apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A unidade possui, também, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgias e quatro leitos de recuperação pós-anestésicos.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.