Primeira edição da Hora do Mamaço é realizada em Canaã dos Carajás

Um encontro de várias mulheres aconteceu na tarde de quinta-feira (22), para a “Hora do Mamaço”, evento em alusão ao Agosto Dourado que incentiva o aleitamento materno. A ação foi promovida pelo Hospital 5 de Outubro (HCO), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar em Canaã dos Carajás (PA), em parceria com a Secretaria de Saúde do Município e a empresa de planos saúde privados PASA.

A iniciativa teve como objetivo sensibilizar pais e familiares sobre o seu papel no apoio ao aleitamento materno, criando um ambiente que permita à mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida, e como fonte complementar até os dois anos de idade.
A programação contou com um bate-papo com diversos profissionais da área de saúde do HCO, como ginecologista, pediatra, psicóloga, fonoaudióloga e enfermeira, sobre os benefícios relacionados ao ato de amamentar. Depois, uma apresentação da paródia da música Show das Poderosas da cantora Anitta, além do momento emblemático “Hora do Mamaço”, onde todas as mulheres que participaram do evento se reuniram na mesma hora para amamentar.

Segundo a gerente assistencial do HCO, Renata Chiquetti, durante o encontro a equipe da unidade abordou sobre diversos assuntos e sanou dúvidas das participantes, como dicas de posições de amamentar, orientações sobre a pega correta, entre outros, além de alertar para a importância da inserção do pai e da família no período da lactação. “Nosso intuito nesta primeira edição desse evento é mostrar que a família pode ajudar a lactante neste momento tão especial, tornando o ambiente mais agradável para a hora da amamentação e que o aleitamento materno é a melhor forma de nutrir as crianças e imunizar elas”, disse Renata.

Para analista de Recursos Humanos Laiane Bastos, que amamenta diariamente um bebê de três meses, a ação foi bastante relevante por ter levado informações importantes para comunidade local. “A amamentação cria um vínculo para vida toda com o filho ou filha, é muito importante a população ter esse conhecimento”, declarou Laiane.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno é a forma ideal de fornecer às crianças os nutrientes que necessitam para um desenvolvimento saudável. Sabendo da importância da amamentação exclusiva, o Hospital 5 de Outubro possui uma Comissão Interna de Apoio e Incentivo de Aleitamento Materno (CIAAM) e realiza orientações as gestantes no ambulatório e as puérperas na unidade de internação.

Hospital 5 de Outubro
O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.
A unidade hospitalar possuí estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Psicologia e Nutrição.
O Hospital 5 de Outubro possui 23 leitos, sendo sete apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A unidade possui, também, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgias e quatro leitos de recuperação pós-anestésicos.

Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.