Hospital 5 de Outubro ministra palestra sobre hanseníase

Com o objetivo potencializar as orientações sobre o diagnóstico precoce de hanseníase, o Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), promoveu uma palestra sobre o assunto, voltada para os médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem da unidade e do Hospital Municipal. O tema foi ministrado pelo médico especialista em doenças tropicais, Joaquim Martins Campos, e pela enfermeira Michele Ferreira.

A iniciativa, organizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), ressaltou a importância de detectar os principais sinas e sintomas da patologia, a fim de identificar a doença e garantir as devidas precauções que devem ser tomadas pelos portadores da doença e seus familiares.

Segunda a enfermeira do SCIH, Janete Cavalcante, a ação marcou a Semana Mundial de Detecção e Prevenção de Hanseníase, sendo realizada em 27 de janeiro. “Achamos importante pegar esse gancho para orientar os profissionais sobre o diagnóstico, sintomas, prevenção e tratamento da doença, e conseguimos, pois todos esses assuntos foram abordados pelo médico, já a parte epidemiológica ficou com a enfermeira”, disse Janete.