Hospital 5 de Outubro promove capacitação sobre segurança e manuseio de gases medicinais

Com o intuito de aprimorar os procedimentos de manuseio de gases medicinais, o Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), promoveu a capacitação sobre segurança e manuseio de gases medicinais para colaboradores da unidade.

Organizada pelo setor de manutenção, a ação contou com aula teórica e prática, ministrada pelo coordenador de Manutenção, Ivan Silva, que na oportunidade abordou conceitos básicos e características dos gases, princípios de segurança, forma de acondicionamento e distribuição, bem como cuidados no manuseio e o que se deve fazer em casos de emergência.

Para o mecânico em refrigeração Jhon Lenon Rolins, o treinamento foi de grande valia e necessário para toda equipe do setor devido à unidade ter adquirido um novo tanque criogênico, e por esse motivo há necessidade de aprender a manipular o mesmo corretamente. Ele também relatou que agora se sente mais seguro para executar esse tipo de serviço no hospital. “O sistema de gases medicinais é extremamente importante, porque aqui no HCO lidamos com vidas e nessa capacitação ficamos cientes de como funciona o processo de abastecimento dos gases, bem como fazer a leitura do mesmo e como proceder em caso de falha, para que a rotina hospital com os pacientes não seja prejudicada”, disse Jhon.

A iniciativa aconteceu no dia 11/2.