HCO expõe projeto Amor de Mãe em congresso internacional

Práticas inovadoras que humanizam o atendimento e fortalecem a assistência a pacientes e familiares foi a proposta este ano do Congresso Internacional de Qualidade em serviços e Sistemas de Saúde, QualiHosp 2017, ocorrido em São Paulo. Dentro do eixo temático “Gestão do Cuidado”, o Hospital 5 de Outubro (HCO), situado em Canaã dos Carajás (PA), expôs o projeto “Amor de Mãe: Cuidando da Gestante e do Bebê”, que funciona na unidade desde 2016.

Segundo o diretor-geral da unidade, Bruno Ferreira, a participação inédita deles no congresso, ocorrido nos dias 20 a 23 deste mês, demonstrou um grande avanço dentro da instituição. “Mesmo sendo um hospital que está no interior do Pará, muitas vezes não conhecido, nós sempre estamos buscando os processos de qualidade, inovando e aperfeiçoando nossos processos de gestão, para conseguir atender a demanda da região, que não é pequena” relata.

Bruno também reforçou a importância de desenvolver um projeto como o “Amor de Mãe”, que garante um atendimento multiprofissional e humanizado desde o início da gestação até o parto. “Esse projeto, especificamente, vem exatamente para conseguir inserir os usuários de plano de saúde, em uma atenção à assistência contínua, no qual as mães iniciam o pré-natal, são acompanhadas durante toda a gestação, e continuam sendo assistidas até o nascimento do bebê, inclusive inserindo a criança no projeto, estendendo-se até um ano de consultas com o médico pediatria, garantindo uma assistência integral a esses pacientes”, explica.

Para a gerente Assistencial do hospital, Esla Lessa Borba, que também esteve representando a unidade no congresso, a participação no evento é de fundamental importância. “Participar de um evento como este, traz visibilidade para o hospital, não só isso, como também nos possibilita apresentar aos demais participantes como atuamos na unidade, bem como conhecer novas experiências, e quem sabe aperfeiçoar nossos processos de gestão” relata.

Projeto

Dividido em várias etapas, o “Amor de Mãe” contempla todo o período gestacional da mulher, desde a primeira consulta de pré-natal até os primeiros cuidados com o recém-nascido, inclusive com a oferta de um curso de gestante, realizado na 30ª semana de gestação.

Outro benefício do projeto é a ambientação da mãe e do acompanhante com a unidade. Antes do parto é feito uma visita pelos setores do hospital, na qual a gestante conhece toda a área que irá transitar no período de internação. No dia do parto são dadas orientações básicas sobre a permanência na unidade e o checklist de parto seguro.