Hospital 5 de Outubro reforça a prática de higienização das mãos

A higienização das mãos é uma das medidas mais importantes de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde. E, para mostrar a importância dessa atitude para os colaboradores, o Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), promoveu uma programação com atividades práticas que reforçaram o passo a passo da higienização das mãos, nos dias 4 e 5/5.

O evento teve o objetivo de comemorar o Dia da Higienização das Mãos, celebrado em 5/5. Foi montado um túnel para contar a história da higienização das mãos e simular a antissepsia com álcool gel. Uma caixa com luz negra foi utilizada para verificar se os colaboradores fizeram a técnica correta. Na ocasião, os trabalhadores também foram orientados quanto ao “Cinco momentos para a higiene das mãos” recomendados pelo Ministério da Saúde.

Segundo a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Janete Oliveira, a ação também buscou sensibilizar os profissionais do hospital para a importância da higienização das mãos para a rotina do atendimento ao usuário. “A simples medida pode salvar mais vidas, do que qualquer vacina ou intervenção médica, reduzindo mortes por infecção relacionada à assistência a saúde”, comentou Janete.

Para a técnica de Enfermagem Lena Barbosa, o evento foi relevante para auxiliar no controle da infecção. “Ao higienizar corretamente as mãos, minimiza a propagação de bactérias e consequentemente a infecção relacionada à assistência à saúde e o principal beneficiado é o paciente”, disse Lena.