Hospital 5 de Outubro promove treinamento de ambientação para novos colaboradores

Ingressar em uma nova instituição não significa simplesmente uma mudança de endereço de trabalho, o recém-contratado deverá encarar um novo universo, com missão, metas, equipe e funções diferentes. Por este motivo e para garantir que seus novos colaboradores se adaptem mais rapidamente, o Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), oferece treinamento para ambientação.

O motorista Ariovani Mendes, contratado recentemente, relatou que, após o seu treinamento, realizado no dia 15/5, sentiu-se mais preparado para desempenhar o seu trabalho. “Tinha receio de fazer algo errado que pudesse comprometer a vida dos pacientes, porém meu líder me acompanhou, realizou vários treinamentos no setor e tirou minhas dúvidas”, comentou Ariovani.

A ação faz parte da integração do novo colaborador na unidade e tem por objetivo facilitar a adaptação nas rotinas do dia-a-dia. A iniciativa é realizada no primeiro dia de trabalho e tem duração conforme o formulário de ambientação de cada cargo. Ao final do período, o colaborador passa por uma entrevista de ambientação no Núcleo de Educação Permanente (NEP), onde é feito um check list de todos os itens de formulário específico para verificar se o profissional está apto para prosseguir com suas atividades.

Com afinco, o motorista líder, Jasser Reis, que conduziu uma parte do treinamento, enfatizou sobre a importância da ambientação para que o colaborador aprenda toda a rotina de forma correta. “Para evitar danos como a queda do paciente na maca, entre outros, nos dias de treinamentos de ambientação, foram realizadas várias simulações com diferentes padrões de peso e altura”, disse Jasser.