Hospital 5 de Outubro promove capacitação em gerenciamento de riscos em saúde

Na última semana, os gestores do Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, passaram por capacitação para reforçar a cultura de gerenciamento de riscos em saúde  na unidade. A coordenadora do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do hospital, Alessandra Simões, revisou o mapeamento dos riscos envolvidos nos processos de gestão, para melhorar a atuação da Comissão de Gerenciamento de Riscos no HCO e as avaliações durante auditorias internas, além de fortalecer a interação entre as equipes de trabalho.

Para o auxiliar de faturamento Edinelson Corrêa, o treinamento foi de grande valia, porque reforçou a importância do tema na instituição: “Gerenciamento de Risco é algo que, no meu ponto de vista, deve nos acompanhar em todo e qualquer segmento da nossa vida, tanto profissional como pessoal. Somente quando temos essa visão, podemos ver que o crescimento não se constrói com um aprendizado egoísta. Ou seja: só pode haver crescimento quando você consegue transmitir o conhecimento que você adquiriu”.

A iniciativa faz parte do programa “Crescer” da instituição, que visa o desenvolvimento dos colaboradores da unidade, por meio de capacitações consideradas relevantes para os profissionais. Ao longo do segundo semestre de 2017 o programa a irá contemplar outros treinamentos, em gerenciamento por processos, planejamento estratégico, gestão de pessoas e normatizações das tratativas do Sisqual, gestão das notificações de incidentes e tratativas, gestão de riscos jurídicos e práticas de feedback com uso da ferramenta de Registro de Acompanhamento Individual.