Hospital Cinco de Outubro promove vacinação contra gripe Influenza em ‘Ação do Bem’

No ano em que comemora 50 anos de atuação, a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar realiza 50 ”Ações do Bem” em todo o País, levando serviços de saúde e outros benefícios para a comunidade. No Pará, uma dessas ações é a campanha de vacinação que o Hospital Cinco de Outubro (HCO) promove neste mês em Canaã dos Carajás. As doses são ofertadas gratuitamente com o objetivo de proteger a população no chamado ”inverno amazônico”, que compreende o período entre dezembro e maio. Nessa época, por conta do aumento do volume de chuvas,cresce o número de casos da doença.

O serviço funcionará de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h, e às sextas-feiras, das 9h às 16h, ao longo deste mês. Para receber a dose, é preciso apresentar a carteira de vacinação e um documento oficial, como carteira de identidade ou habilitação. Poderão ser vacinadas pessoas acima de três anos de idade.

A vacina é uma das medidas mais eficazes para evitar a gripe ou reduzir suas consequências. E, no caso da tetravalente, ela oferece proteção contra mais subtipos da Influenza B que a vacina trivalente, que também é disponibilizada no País para combater a gripe.

De acordo com o diretor-geral do Hospital Cinco de Outubro, Bruno Rezende, a campanha contribui para a promoção da saúde dos moradores do município e, também, ajuda a aproximar a unidade e seus usuários. ”Esta é uma oportunidade para aproximar o hospital da comunidade, fazendo uma ação que possa refletir em um benefício direto para a população durante o ‘inverno amazônico’, dessa forma, reduzindo os riscos de transmissão da doença”, afirmou o gestor.

O que é a gripe Influenza?

É uma infecção viral e contagiosa que pode levar à morte, sendo causada pelos vírus Influenza A, B e C. Seus sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, calafrios, coriza, dores no corpo, na cabeça e na garganta, fadiga, diarreia e vômito.

Ela é transmitida facilmente de pessoa para pessoa, especialmente entre familiares e colegas de trabalho, a partir da tosse, do contato próximo com uma pessoa ou superfície contaminada. É por conta dessa facilidade de contágio que os casos da doença aumentam no ”inverno amazônico”, época em que as pessoas costumam ficar aglomeradas em ambientes fechados para não se molharem na chuva.

Acessibilidade

Esta é a segunda ”Ação do Bem” que a Pró-Saúde promove por meio do Hospital Cinco de Outubro. A primeira ocorreu em setembro, quando colaboradores da unidade experimentaram a rotina de portadores de deficiência por um dia, sentindo na pele as dificuldades vivenciadas por essas pessoas diariamente. A ação foi realizada em alusão à Semana de Luta da Pessoa com Deficiência.

Gerenciado pela Pró-Saúde, o HCO atua com foco na humanização, excelência e segurança do paciente. Sua gestão de processos ocorre com base em planejamento estratégico, avaliação por competência e foco na melhoria contínua.