Hospital 5 de Outubro realiza campanha sobre o uso racional de medicamentos

Tomar o medicamento na dose certa e pelo tempo adequado são medidas de suma importância para a saúde de qualquer pessoa e que fazem parte do uso racional de medicamentos. Por este motivo o Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás, realizou uma programação, que abordou sobre uso indiscriminado e descarte inapropriado dos medicamentos, na primeira semana de maio.

Organizada pela equipe da farmácia da unidade, a ação teve o intuito de chamar a atenção para os riscos da automedicação, além de intoxicações e contaminação do solo.

A iniciativa incentivou o descarte de medicamentos vencidos nas farmácias da unidade, promoveu palestras sobre os cuidados gerais com os medicamentos, automedicação e descarte responsável, e ainda propiciou atendimento farmacêutico gratuito para os usuários e profissionais da unidade.

Para a contadora Ively Nascimento, a ação provocou mudanças no seu comportamento. “Eu mantinha medicamentos fora de validade em casa, fazia o descarte de medicamentos indevido em lixo comum, entre outros detalhes, como não me certificar do medicamento receitado pelo médico. A campanha agregou conhecimento para mim e considero muito importante. Que seja feita outras vezes”, relatou Ively.

Quem mudou também suas atitudes em relação aos medicamentos usados foi o motorista Jasser Reis. “Fiquei surpreendido, pois mesmo trabalhando no HCO há 12 anos e há 16 na área da saúde percebi que fazia algumas coisas de forma incorreta”, disse Jasser, que elogiou e parabenizou a equipe.