Contação de histórias deixa o Hospital 5 de Outubro mais lúdico e descontraído

A visita dos membros da Comissão de Humanização do Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, as crianças internadas na Unidade, é sempre bem-vinda. Pois através da contação de historias, o mundo da fantasia entra em ação para minimizar o estresse dos pequenos que estão em tratamento no Hospital.

Segundo a auxiliar de qualidade e membro da comissão Ariane Araújo, a iniciativa tem como objetivo favorecer o ambiente lúdico às crianças, usufruindo do tempo disponível fora da rotina hospitalar, por meio do projeto “Saúde e Alegria”. “Buscamos trazer de volta a alegria e o sorriso delas pelo encantamento do mundo mágico das histórias infantis”, disse.
Ariane ainda explicou que o projeto acontece pontualmente quando uma criança é admitida na Unidade de Internação do hospital. Com o apoio da técnica em Enfermagem do HCO Francineide Costa, que trabalha no setor e é membro da comissão, a equipe é informada da estadia da criança e sua faixa etária. “A Francineide faz a entrega de desenhos e giz de cera para que os pequenos possa colorir, no segundo momento a equipe conta história, e a criança tem a opção de escolher a história que deseja ouvir de acordo com os livros ofertados”, relatou a profissional.

Com a assistência à saúde baseada em princípios como humanização, excelência e segurança do paciente, o Hospital 5 Outubro busca sempre a melhoria continua de seus processos para garantir a satisfação dos usuários. Por este motivo a Unidade promove diversas ações durante o ano para deixar o período de permanência dos pacientes mais tranquilo e agradável no Hospital, como cantar parabéns para os pacientes internados no dia do seu aniversário, as puérperas recebem orientações sobre a amamentação, as gestantes realizam visitas ao centro cirúrgico onde irão ganhar o seu bebê, entre outras inciativas.

Sobre o Hospital
O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.
A unidade hospitalar possuí estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Psicologia e Nutrição.
O Hospital 5 de Outubro possui 22 leitos, sendo seis apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A unidade possui, também, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgias e quatro leitos de recuperação pós-anestésicos.

Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.500 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.