Mais de 2 milhões de atendimentos são realizados pelo Hospital 5 de Outubro

No mês em que completa 13 anos de funcionamento, o Hospital 5 de Outubro
(HCO), em Canaã dos Carajás (PA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, registrou a impressionante marca de 2 milhões de atendimentos.

Desde a sua inauguração, no dia 5 de outubro de 2006, a unidade presta assistência segura e de qualidade para os moradores e visitantes de Canaã dos Carajás e região, por meio da busca contínua nas melhores práticas de gestão, implantação de protocolos de segurança e clínicos, entre outras ações que mostram a preocupação e compromisso em gerar satisfação aos usuários dos serviços.

De forma mais precisa, foram ao todo 2.098,656 atendimentos, com 372.685 atendimentos ambulatoriais, 354.443 atendimentos de urgência e emergência, além de 1.349,762 exames, 15.220 internações e 6.546 cirurgias.

Satisfeita com o atendimento recebido na Unidade, a mãe da adolescente Maria Clara Carvalho, contou que teve todo o suporte do serviço de cardiologia e de laboratório do HCO, para investigar a suspeita de um problema cardiológico na sua filha. “Ela foi muito bem atendida pela cardiologista, que foi muito paciente e sempre bastante pontual nos horários marcados, assim também como a equipe do laboratório, que foi muito ágil nas entregas de resultados dos exames, ajudando a descartar a suspeita de alguma doença cardiológica”, relatou a mãe aliviada, Ana Paula Machado.

Somente neste ano, a busca incessante em prestar serviços de qualidade, rendeu ao Hospital a certificação pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ), concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Na avaliação do diretor hospitalar, Marcos Silveira, em todos os 13 anos de história o 5 de Outubro conseguiu salvar muitas vidas e proporcionar qualidade de vida aos atendidos.

Para o diretor, a qualificação profissional e dedicação dos funcionários foram fundamentais. “O paciente é o motivo de estarmos a cada dia buscando um atendimento cada vez mais seguro e humanizado”, declarou.

Comemoração

Para celebrar os 13 anos de funcionamento, na última sexta-feira (04), foi proporcionado aos colaboradores, um momento de homenagens. Na oportunidade, foi entregue um certificado que reconhece a dedicação e o empenho dos profissionais à instituição.

**Homenageada**

Com uma história de conquistas dentro da Unidade, a assistente de qualidade Dilene Soares, que trabalha no hospital desde a sua inauguração, contou com muita satisfação sobre a sua trajetória de oportunidades no HCO, que começou como telefonista, depois atuou como técnica em enfermagem e atualmente é responsável pela gestão de documentos no NQSP. “Eu amo trabalhar neste hospital, já é uma família para mim”, declara a profissional.

Sobre o Hospital

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.A unidade hospitalar possui estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Dermatologia, Especialista em Aparelho Digestivo, Pediatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Terapia ocupacional, Psiquiatria, Psicologia, Nutrição e Urologia.

O Hospital 5 de Outubro possui 23 leitos, sendo sete apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A unidade possui, também, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgias e quatro leitos de recuperação pós-anestésicos.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.