Vacina tetravalente contra influenza melhora substancialmente o perfil da imunização

A vacinação contra a gripe é uma medida para reduzir o número de internações pelas complicações da doença (influenza), bem como diminui o absenteísmo nas organizações. Segundo estudo realizado por cientistas americanos, apresentado na revista “Vaccine”, as vacinas tetravalentes contra infecções causadas pela Influenza são mais protetoras do que as trivalentes. A adição da quarta cepa tornou a vacina mais eficaz e continuou a ter o mesmo nível de segurança, quando comparada à vacina com três cepas.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e a óbito. A vacina tetravalente proporciona maior proteção contra a influenza e suas complicações.

Essa vacina contém duas cepas do Influenza A e duas cepas do Influenza B, o que melhora substancialmente o perfil de imunização. Sabendo da importância desta imunização para a população local, o Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), gerenciado pela Pró-Saúde, está em campanha de vacinação contra gripe para crianças acima de seis meses e adultos. O objetivo da ação é tornar a vacina mais acessível para a população local, já que o valor promocional é de R$ 60 reais.

“Essa vacina contém em sua fórmula componentes que reduzem a incidência das reações adversas locais e eventos adversos sistêmicos pós-vacinal”, disse a enfermeira do 5 de Outubro, Kelciane Coura, responsável pelo serviço de imunização da instituição.

Interessados

Os interessados em realizar a vacinação, podem procurar a sala de vacina do HCO nos seguintes horários: segunda e quinta-feira das 7h às 19h; terça, quarta e sexta-feira de 7h às 18h; no sábado de 7h às 12h. A campanha durará enquanto houver doses disponíveis da vacina no hospital.

Documentos

Para realizar a vacinação, os adultos deverão apresentar documento com foto e cartão de vacina. No caso de crianças: a certidão de nascimento e cartão de vacina.

Sobre o Hospital

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.A unidade hospitalar possui estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Dermatologia, Especialista em Aparelho Digestivo, Pediatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Terapia ocupacional, Psiquiatria, Psicologia, Nutrição e Urologia.

O Hospital 5 de Outubro possui 23 leitos, sendo sete apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A unidade possui, também, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgias e quatro leitos de recuperação pós-anestésicos.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.