Hospital 5 de Outubro atende 270 mil e conquista certificação do Cofen no último ano

_A unidade, em Canaã dos Carajás, também alcançou índice de 96% de satisfação dos seus usuários_

O Hospital 5 de Outubro, em Canaã dos Carajás, no interior do Pará, obteve uma importante conquista para a região no ano passado. A unidade obteve o selo de certificação do Programa Nacional da Qualidade para o serviço de Enfermagem, concedido pelo Cofen (Conselho Federal de Enfermagem).

O selo é um importante reconhecimento nacional para as melhores práticas na segurança do paciente, que contribuem para uma assistência eficaz, minimizando riscos ao exercício profissional.

A conquista obtida pelo 5 de Outubro, unidade fundada pela Vale e gerenciada pela Pró-Saúde desde 2006, é uma consequência da gestão desenvolvida na unidade. No ano passado, 269.918 mil atendimentos foram prestados pelo hospital. O número engloba exames, internações, cirurgias e partos. A avaliação dos usuários obteve o índice de satisfação de 96% e corrobora com a qualidade do atendimento.

 

Programas e Projetos

O 5 de Outubro também desenvolve projetos para a comunidade, voltado para orientações e esclarecimentos. Entre eles está o “Amor de Mãe”, sobre cuidados da gestante e do bebê. A iniciativa integra a assistência multidisciplinar ao parto e aos atendimentos ambulatoriais, além de orientar a gestante sobre os procedimentos antes e pós o parto.

A unidade também possui o “Saúde e Alegria”, usando a contação de histórias para as crianças internadas, tornando mais lúdico o ambiente hospitalar.

Já o projeto “Dia Feliz” traz uma atenção aos pacientes internados que acabam celebrando o aniversário no hospital. A celebração envolve uma refeição especial e de acordo com a nutrição clínica do paciente, além de mensagens fraternas de toda a equipe assistencial.

Durante o ano, o hospital também promove ações de incentivo ao aleitamento materno, campanhas de promoção de saúde e ações sociais em benefícios às populações mais carentes.

Para Marcos Silveira, diretor Hospitalar do 5 de Outubro, o ano de 2019 foi um avanço importante na assistência. “Avançamos na qualidade assistencial, onde fomos certificados pelo Cofen graças ao trabalho de todos os profissionais. Nós também implantamos novas especialidades médicas e serviços de diagnóstico, ampliando o nosso atendimento”, destaca.

O Hospital 5 de Outubro é uma unidade de pequeno porte, mas com capacidade para atender casos de até média complexidade. Além de contar com ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24h e internação com enfermarias e apartamentos individuais, o hospital possui diversas especialidades. Entre elas estão Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Psicologia e até Nutrição.

 

Imunização

O serviço de imunização do hospital é referência na região, pois conta com um rigoroso procedimento para armazenamento e aplicação de vacinas, garantindo a confiabilidade dos procedimentos. No 5 de Outubro são diversos tipos de vacinas, a exemplo das ocupacionais e as recomendadas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e viajantes.

O hospital atende convênios em seu Pronto Socorro e no ambulatório, além de realizar atendimento particular. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (94) 3358-1211, das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira, e na sexta-feira, das 7h às 17h.

Todos os serviços ofertados na unidade estão detalhados no endereço online: www.hospitalcincodeoutubro.com.br.

A página apresenta as especialidades médicas, exames e vacinas disponíveis na unidade, além de informar sobre os convênios aceitos pela instituição. Os visitantes podem conhecer a história do hospital, os programas e projetos que são promovidos para a comunidade, além do acesso ao portal de vagas da Pró-Saúde.

 

Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.