Hospital 5 de Outubro forma a primeira turma do curso de cuidador de idosos

Ao todo, 24 pessoas concluíram o curso de capacitação realizado pelo hospital em parceria com a Agência Canaã

Para Maria do Socorro, de 53 anos, aluna da 1ª turma do curso de cuidador de idosos, realizado pelo Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), a oferta do curso foi um marco de vida. “São quase 30 anos sem estar na sala de aula. Já não me achava capaz de entrar para uma capacitação. Estou animada para fazer outros cursos”, diz.

Apaixonada pela temática, a técnica de enfermagem Maria das Graças decidiu aproveitar a oportunidade para aprimorar o conhecimento em saúde. “A região é carente na oferta de qualificação e o hospital tem feito um belo trabalho nesse sentido”, afirmou.

Para Marcos Silveira, diretor Hospitalar do HCO, unidade gerenciada pela Pró-Saúde, o curso propõe uma grande oportunidade para a sociedade de Canaã dos Carajás. “Essa turma foi a primeira de muitas que virão onde o resultado foi de extremo aproveitamento graças ao empenho e dedicação destas pessoas em buscar o conhecimento. Parabenizo a toda equipe do hospital e da Agência Canaã que não mediram esforços para que alcancemos os objetivos e em especial a cada um dos 24 alunos que alcançaram a certificação no curso”, comemorou.

Em parceria com a Agência Canaã, as aulas foram ministradas por uma equipe multiprofissional que atua no próprio hospital, composta por enfermeiros, médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, odontólogo, assistente social e nutricionista. Ao todo, 24 pessoas, entre homens e mulheres, participaram de toda a capacitação.

Segundo a diretora executiva da Agência Canaã, Graça Reis, a experiência de ofertar esse curso foi ímpar. “Tivemos momentos inesquecíveis e com diversas superações. Sinto orgulho de todas as parceiras feitas com HCO”, disse ansiosa para a abertura da próxima turma que já tem lista de espera.

Sobre o HCO

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D. A unidade hospitalar é gerenciada desde 2006 pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, e possui estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em diversas especialidades.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade.

Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).